Talvez você, estudante, já tenha se deparado com alguma situação na sua escola de algum professor fazer a divulgação de uma tal de OBMEP, OBA, ONC, Canguru de Matemática, e você nem mesmo fazia ideia do que poderia ser aquilo, mas você se inscreve e quando chega o dia daquilo, se depara com uma “prova” de matemática, ou uma prova de astronomia, ou até mesmo uma prova que envolva muitas áreas do conhecimento...ou talvez você nunca nem tenha ouvido falar sobre as chamadas Olimpíadas Científicas, que é o que você irá descobrir com a leitura deste artigo.
As olimpíadas científicas ou olimpíadas do conhecimento, são competições educacionais que tem por objetivo, promover o incentivo ao estudo e pesquisa de uma ou mais áreas do conhecimento, onde de forma individual ou por equipe, você pode competir àquela olimpíada e conquistar uma medalha nos níveis ouro, prata, bronze e até mesmo menção honrosa. As olimpíadas científicas promovem diferentes momentos o qual o estudante pode participar, e existem diversos tipos de atividades elaboradas em uma olimpíada, como a realização de provas que envolvam o raciocínio lógico e o conhecimento de uma área como por exemplo a astronomia, abordada na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ( OBA ), questões dissertativas e que exijam do aluno a capacidade cognitiva de resolver problemas e questões com aplicações das metodologias ativas incluindo atividades em equipe, leitura de imagens, produções textuais e análises de escrita como a Olimpíada Nacional em História do Brasil ( ONHB ), atividades práticas como lançamento de foguetes na Mostra Brasileira de Foguetes ( MOBFOG ), produções que envolvam conhecimentos tecnológicos e até mesmo a produção de aplicativos como a Olimpíada Brasileira de Tecnologia ( OBT ), são diversos os meios de aplicação de aprendizagem que podem ser adquiridos com as olimpíadas científicas, e áreas como a geografia, literatura, matemática, língua portuguesa, química e várias outras, que são de fator fundamental para a prática do conhecimento entre os estudantes, conseguem ser bem trabalhados com as olimpíadas, visto que vão favorecer o aprendizado de forma interativa e lúdica, fazendo com que o estudo não se torne algo chato, mas interessante e competitivo pela busca de medalhas e principalmente: facilitar o acesso ao conhecimento.
As olimpíadas científicas são, de alguma forma, um conceito diferente em adquirir aprendizado, principalmente quando se fala de uma metodologia de ensino holística e que abre uma gama de diferentes conceitos inovadores de estudo e pesquisa. O pedagogo José Pachêco afirma que é necessária uma mudança educacional principalmente quando se fala que hoje, prevalece uma metodologia de ensino do século XIX, professores do século XX e estudantes do século XXI, e se formos adeptos a este padrão de educação, infelizmente ela permanecerá sendo um meio desinteressante de pesquisa e ensino, e ocorrerá uma alta defasagem de nível educacional para os estudantes. As olimpíadas de conhecimento surgem da necessidade de inovar e moldar de diferentes formas o meio educacional no mundo. Na Hungria, em 1894, surgiu a primeira competição envolvendo a área da matemática, expandindo-se por toda a Europa e inovando um novo conceito de aprendizado. Em 1959, a Olimpíada Internacional de Matemática entra para o calendário oficial do ano se tornando um grande marco e avanço científico para a época. Expandindo este novo meio de competição na educação, as olimpíadas científicas chegam ao Brasil em 1967, com a Olimpíada Ginasiana de Matemática Moderna e em 1969, com a Olimpíada Paulista de Matemática, e com o passar das décadas, surgem a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e em 1998, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ( OBA ).
Mesmo com a grande dificuldade de propagação das olimpíadas, elas continuaram a crescer e hoje, mais de 20 milhões de alunos ao redor do Brasil, participam de olimpíadas científicas nas mais diversas áreas do conhecimento, e a área tem se popularizado por demonstrar o interesse dos alunos com as oportunidades e conquistas que podem ser alcançadas. forma principal, as oportunidades que podem ser adquiridas com as olimpíadas, trarão um verdadeiro destaque para a carreira educacional do aluno. Com a aquisição de premiações olímpicas, o estudante poderá obter oportunidades que serão destaques no currículo e servirão de aprendizagem para toda a formação profissional e intelectual. Alguns dos principais pontos destaques a serem mencionados enfatizam as:
Vagas Olímpicas em universidades e colégios renomados. Instituições de ensino tem cada vez mais ampliado o acesso as universidades a estudantes que procuraram se destacar durante a sua vida colegial dedicada também as olimpíadas científicas, seja pelo fator de obter medalhas como se interessar pela área e ter adquirido a sua participação durante uma fase da sua jornada acadêmica. As premiações contabilizadas oferecem bolsas de estudos como vagas ao ensino superior sem a precisão de um exame de vestibular, podendo adentrar as universidades, faculdade e colégios com o mérito que o estudante obteve com a sua medalha nas olimpíadas científicas, facilitando o acesso e a difusão dos estudantes se tornarem universitários pelo êxito obtido com as premiações científicas que agregaram o valor necessário para a porta de entrada na universidade.
Viagens e encontros de premiação a nível nacional. A exemplo da OBMEP ( Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas ), os medalhistas de ouro são convidados para a premiação nacional da olimpíada, que reúne mais de 500 estudantes de escolas públicas e privadas para a cerimônia nacional de premiação dos medalhistas de ouro na OBMEP. Além de obter a tão sonhada medalha de ouro, o estudante viaja para a premiação e pode ter a oportunidade de realizar o networking com outros diversos alunos espalhados pelo Brasil com o intuito de adquirir conhecimento e ter a capacidade de, motivado por ter chegado até ali, é sinal que ele pode alcançar ainda mais longe com o esforço e a dedicação que ele obteve para conquistar a sua medalha de ouro. As premiações das medalhas de prata, bronze e certificação de menção honrosa também abrangem a oportunidade do estudante continuar se dedicando com o êxito que obteve por ter chegado até ali, alcançando cada vez mais ares e realizando sonhos pela transformação que a educação pôde realizar em sua vida.
Figura 1
Oportunidades de realizar olimpíadas internacionais. A OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ), realiza as suas seletivas para a realização das olimpíadas internacionais de astronomia, dentre elas: A IOAA ( Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica ) e a OLAA ( Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica ). Com a seleção dos estudantes, são realizadas 3 provas de preparação para as seletivas em Barra do Piraí-RJ e Vinhedo-SP para que os estudantes adquiram o conhecimento necessário a ser aplicado nas seletivas e assim, eles possam representar o Brasil nas olimpíadas internacionais, gerando o grande destaque por realiza-las fora do Brasil e sendo premiado a nível mundial disputado por diversos estudantes de vários países ao redor do mundo que chegaram até ali. Fora da área astronômica, as áreas da matemática, física, química, biologia e diversas outras também contam com uma alta diversificação nas olimpíadas e possuem seletivas internacionais, explorando estas e outras grandes áreas do conhecimento. As olimpíadas internacionais agregam de forma sensacional o alto nível de conhecimento e grau de preparação que o estudante é colocado em prova para chegar até ali. O estudante adquire e aprende novas formas de potencializar os seus estudos e garante bons rendimentos de aprendizagem de forma que ele será destacado com a disciplina e o foco que ele obteve para chegar até ali.
Figura 2
As olimpíadas cientificas continuam se expandindo de forma crescente ao longo dos anos, e é imprescindível que este interesse continue prevalecendo ao longo dos anos, a fim de que as olimpíadas científicas continuem abrindo oportunidades para os estudantes e que ela seja enxergada de forma a contribuir e agregar o conhecimento educacional dos alunos e seja símbolo de inspiração para todos que buscam se aprofundar nas áreas do conhecimento e a busca por medalhas e as oportunidades de valores imensuráveis na educação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS MCTI. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/olimpiadascientificasmcti/olimpiadas-cientificas-mcti. Acesso em: 18 jun. 2024.
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