Emoções podem influenciar nos esportes. Por esse motivo, segundo uma entrevista semi - estruturada, a investigação procurou seis treinadores de diversas modalidades para descrever o papel das emoções no esporte. Então, os resultados mostraram que a motivação é a principal característica para o sucesso; o stress frequente impactava no jogo; os treinadores recorriam a estratégias de “coping” geralmente adaptativas. Além disso, os atletas também são obrigados a lidar com altas expectativas em cima dele, tomando decisões sob pressão.
Ademais, se o atleta não tiver adquirido experiência para tal modalidade esportiva ou não estar se sentindo preparado o suficiente, ele pode acabar sentido algumas emoções pré e durante a prática, como por exemplo, o medo, a vergonha, a culpa e a raiva. Essas emoções são decorrentes de uma insegurança, que vem de pensamentos intrusivos, normalmente ligados ao medo. Essa insegurança pode aparecer, por conta de situações de estresse da vida,como por exemplo com a superproteção dos pais, o bullying e a violência doméstica.
No início do século xx, surgiram as primeiras discussões da psicologia relacionada ao esporte, o qual evidenciaram que o sucesso de um atleta era devido ao seu controle emocional sobre o corpo. Para essa habilidade são necessários elementos psicológicos, como por exemplo a aprendizagem, habilidades motoras e variáveis da personalidade. Isso é considerado como uma preparação emocional para os esportes.
No entanto, também é necessário, para o bem estar mental, realizar atividades que proporcionam paz interior e relaxamento muscular, como por exemplo meditação, alongamento e corrida, o qual irão preparar o atleta para realizar o devido esporte.
A reação de muitos atletas ao ganhar uma medalha de ouro é exageradamente positiva. Isso acontece devido a uma grande satisfação de ganhar, que é resultado de um esforço físico e mental produzido durante os treinos e competições. Então, é produzido um sensação de realização e bem estar que são causadas pela dopamina. Uma substância, conhecida como um dos hormônios da felicidade, que provocam as sensações ditas anteriormente.
Em suma, os atletas devem aprender a gerar emoções e controlá-las da melhor forma possível, para que alcancem todo o potencial necessário para o sucesso da prática esportiva. Além de que o ganho de uma medalha, aumenta a sensação de bem estar e realização no cérebro.
Comentarios