Os atletas medalhistas são expostos a situações de estresse ou felicidade nas competições que eles participam. Quando um atleta perde uma competição ele é exposto a uma situação de estresse. Os atletas também fazem uma preparação emocional antes das competições para controlar as emoções e não prejudicar o desempenho deles nos esportes.
Essa preparação consiste em alguns passos para eles melhorarem o desempenho enquanto competem. Uma das primeiras atitudes que podem ser feitas é desenvolver uma confiança esportiva, que é quando o atleta tem a experiência do sucesso várias vezes. Os atletas podem usar técnicas para controlar a ansiedade. Eles também podem trabalhar o foco e a concentração.
Um exemplo de atitude que pode levar um atleta a ter consequências neurais é perder uma competição. Isso pode fazer com que o atleta se sinta decepcionado, frustrado, com vergonha e ter sentimento de incapacidade por não alcançar uma expectativa. Tudo isso provoca falta de foco, baixo rendimento e pode até levar a depressão.
Os atletas também podem ser afetados por outros fatores como pressão para ganhar uma competição, estresse, ansiedade, insegurança que podem afetar o desempenho do atleta na competição.
Portanto, os atletas devem controlar suas emoções, devem ter um preparo psicológico antes das competições para evitar alguma consequência para ele e para melhorar o desempenho do atleta nas competições. Os atletas também podem analisar porque eles não tiveram um desempenho tão bom quanto esperado. Os atletas podem analisar se eles tiveram algumas falhas no treinamento, preparação ou se eles se sentiram estressados para eles melhorarem nas próximas competições.
Comments