Estabilidade psicológica é o estado de solidez em relação a seus sentimentos e decisões. É sobre se sentir hábil a seguir a vida sem grandes dificuldades e estresses desnecessários ou fora da norma.
O exercício físico abrange diversos esportes e formas de movimento, desde ginástica artística, futebol, até a academia, ou pilates. Funciona como forma de deixar seu corpo mais saudável. O objetivo dessa matéria é entender se o psicológico pode ser afetado também pelo movimento do corpo.
Este artigo compreenderá a relação entre saúde psicológica e exercício físico. Como o corpo afeta o psicológico e também o contrário. Um exemplo seria uma pessoa estável, porém com certos problemas, será que o movimento corporal ajudará a melhorar estes aspectos da sua vida?
Diversas matérias falam sobre a relação entre exercício físico e depressão, incluindo a matéria “Efeito da intervenção do exercício e a reabilitação de pacientes com depressão”. Este artigo analisa a junção de atividades extracurriculares como basquete, por exemplo, e o exercício físico em si, como a corrida de baixa intensidade. Portanto exercício de alto impacto + exercício de baixo impacto. Dentro do teste, exercícios de análise de problemas psicológicos foram feitos para observar o antes e depois do paciente. O resultado obtido foi de que houve melhora em fatores somatizantes, como sintomas obsessivos-compulsivos e em geral, com o movimento físico os pacientes reduziram suas notas de problemas psicológicos.
Outro estudo mostra o efeito do treinamento funcional na saúde de adolescentes. Este experimento foi feito com base em 30 garotos e 30 garotas durante um semestre, durante este período eram efetuados 2 exercícios semanais para cada adolescente. Informações sobre a saúde antes do experimento foram retiradas.
Com o resultado pode-se observar melhora na postura, força dos músculos, flexibilidade… Com isso, fica ainda mais claro que o exercício físico de fato influencia o corpo, que influencia a psique.
Agora como será que o exercício impacta na auto percepção/auto satisfação de universitários?Em um experimento é feita uma correlação entre o bem-estar (subjetivo) de alunos do ensino superior com o exercício físico. A conclusão dada é de que além de promover melhora em sintomas de crise de ansiedade e pânico, a saúde mental e auto percepção também melhoram.
Além do mais, em casos de psicológico e saúde previamente afetada, o exercício impacta muito na melhora das sensações, isso é dito no texto “Efeitos do exercício físico de intensidade moderada sobre a recuperação da saúde mental de estudantes”. Com 100 estudantes voluntários, a pesquisa impõe 30 min de movimento, no caso badminton. Uma escala foi utilizada para medir a estabilidade dos estudantes, após o exercício. Foi comparado como a intensidade do movimento altera a qualidade. O estado dos estudantes foi visto como mais resistente após o badminton, com mudanças importantes.
Durante o período do COVID-19 foram analisadas como a ginástica caseira se compara fora de casa. Agora que já se sabe que o exercício sim impacta a saúde psicológica, deve-se entender qual é mais eficaz .
Um experimento usa o método de controle intragrupo, cinco vezes por semana, durante quatro semanas. O que foi analisado antes do experimento e, qualidade física basal, forma corporal, função cardiopulmonar e hábitos de vida/saúde mental. O resultado é que assim como a ginástica fora de casa, a ginástica em casa melhora sim a composição corporal e psicológica.
O exercício físico além de promover a melhora da saúde física, comprovadamente ajuda aspectos psicológicos de um indivíduo. Auto confiança, ansiedade, depressão, são só alguns dos sintomas dos quais o movimento não só preveem como trata.
Este artigo teve como objetivo tratar da saúde mental e sua correlação com o exercício, como já dito previamente. A sua eficácia foi comprovada com artigos com fontes e dados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] https://www.scielo.br/j/rbme/a/SSc9nvKRD5MTY5ftWfXKjJL/?
[2] lang=en https://www.scielo.br/j/rbme/a/mKd9563kcXJyhvKmH643kPN/?
[3] lang=en https://www.scielo.br/j/rbme/a/ByYP7Dt5hQRVsZK5dXyWdVh/?
[4] lang=en https://www.scielo.br/j/rbme/a/NRYy8ZLTtMNcSXS5PJLZYtQ/?
Comments